domingo, 7 de julho de 2013

Técnica Vocal I

É um assunto extremamente complexo, por isso a figura do professor de canto é a chave do sucesso ou do fracasso. Além de ser um assunto complexo por causa das inúmeras dificuldades que cantar nos impõe, sobra ainda a velha discussão de qual técnica é a melhor. Bem, se cada técnica foi criada baseada na língua que se fala no país, me parece lógico que no caso do brasileiro a mais indicada seria a técnica italiana. Mas, como cada um tem sua própria concepção do que é belo e de qual o repertório adequado à sua voz, sempre poderemos encontrar quem não concorde com nossas definições.
Creio que a melhor técnica é aquela que lhe permita cantar sem esforço demasiado, que lhe dê a projeção necessária para enfrentar um grande teatro e que faça com que as palavras sejam perfeitamente compreensíveis.

É muito importante ouvir os grandes cantores, as pessoas que se destacaram e aprender com eles, tentando perceber como conseguiram tal resultado. Mas atenção, isso não quer dizer imitar. Basta dizer que se um tenor iniciante tentasse imitar
Mario Del Monaco iria pesar tanto sua voz que em breve não conseguiria cantar uma ária inteira.
O estudo do canto lírico requer anos de treinamento, por isso deve-se estar bem equilibrado ao iniciar, sabendo que o trabalho que vai se seguir é bastante árduo e não querer resultados imediatos, o que sem dúvida colocaria tudo a perder.

Repertório:

Iniciantes que insistem em querer cantar as árias mais difíceis produzem verdadeiros massacres à própria voz e aos ouvidos dos outros. Melhor seguir a sequência lógica de estudo: árias antigas - clássicas - românticas. Nunca se deve tentar ingressar cedo demais num repertório heróico ou dramático, sob pena de arruinar a voz.

Saúde:

- Rinite, sinusite e alergias em geral atrasam o seu desenvolvimento, por isso procure um médico especialista no assunto, se não obtiver o resultado esperado tente terapias alternativas como a acupuntura, por exemplo.
- Faça exercícios, você precisa de preparo físico. Pode não parecer mas cantar é bastante desgastante, se você cuidar da aparência e estiver bem fisicamente já terá uma vantagem. Caminhadas diárias são excelentes.
- Se você tem muita azia, sugiro que consulte agora um especialista pois é certo que o refluxo pode afetar o seu desempenho no canto, muito mais do que você pode imaginar. É importantíssimo ficar atento a isso.
- Se você sentir a voz "cansada" o tempo todo ou alguma alteração estranha como rouquidão excessiva, não pense duas vezes, procure ajuda especializada. Na minha opinião existe um trio que é essencial na vida do cantor: O Professor de canto, o Otorrinolaringologista e o Fonoaudiólogo.
- Beba muita água, de 2 a 3 litros por dia. Se você não é de tomar muita água, pegue duas garrafas de 1,5 litros, encha e deixe num local sempre ao seu alcance dos seus olhos...que você vai acabar tomando.
- Deve-se evitar gritar, falar alto e em lugares com muito barulho. Uma boa noite de sono também é essencial ao cantor, por isso não exagere. 
Sempre faça aquecimento antes de começar a cantar e desaquecimento após a apresentação.
- Ficar pigarreando o tempo todo provoca irritação e pode contribuir para o aparecimento de alterações nas pregas vocais.
- Se você pensa que todo esse cuidado é exagero, primeiramente, você escolheu uma profissão para poucos, onde a fragilidade do instrumento exige "mesmo" cuidados.
Existem pessoas que abusam do físico a "aparentemente" nada lhes acontece e pessoas que são mais sensíveis. Creio que ninguém deva cometer exageros contra seu corpo e certamente aqueles que se cuidam terão no mínimo uma carreira bem mais longa.
O principal é acreditar na sua capacidade, ter humildade e não desistir nunca, para conseguir ser a voz que você imagina.

Tessituras:

Soprano - dó 3 a dó 5
Mezzo-Soprano - lá 2 a lá 4
Contralto - fá 2 a fá 4
Tenor - dó 2 a dó 4
Barítono - lá 1 a lá 3
Baixo - fá 1 a fá 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário